24.5.05

Mistérios da comunicação

Boa pergunta.
Tenho a impressão que vou passar a usá-la nos exames para testar os conhecimentos dos meus alunos. Alguém quer tentar responder-lhe?

6 comentários:

Bernardo Nascimento disse...

A titulo de curiosidade eu só conheço um mergulhador português que atingiu profundidades superiores e tenho quase a certeza que não levou nenhum relógio mas sim um computador de mergulho. Pessoalmente não me recordo de ver este como um factor diferenciador, mas partindo do principio que existem marcas que utilizam este atributo como argumento a unica relação que eu encontro é com robustez. De que forma isto pode ajudar na venda o proximo aluno que responda... :-)

Athus disse...

As palavras-chave residem no « relógio de gama média».

Muito mais de um indicador de horas e minutos, o relógio acaba por ser mais uma forma de ostentação de uma boa forma de vida e algum luxo.

E a publicidade, desde muito cedo, vende estilos de vida e não só produtos.

É pegar num benefício e transforma-lo em ambição.

Consumering disse...

Simples, se aguenta 100mts então é bem resistente, se é resistente, é de boa qualidade, se é de qualidade é uma boa compra!
Chama-se RTB, reason to believe.
Benefício: Durável, "Resiste ao tempo" (é o beneficio chave da categoria)
Porque é que o grupo alvo há-de acreditar - Porque vai a grandes profundidades.
Tal como um TAG: "don't crack under presure" - Resistir ao tempo é o benefício, mas é preciso demonstrá-lo.

HM disse...

na linha do comentário do Henrique:
toda a gente sabe que se o relogio não é grande coisa (made in china?) pode meter água (literalmente)
Para resistir a essa profundidade tem que ter tecnologia, qualidade de construção para resistir, logo é um relógio "a sério"
O consumidor precisa de "proxies" (ou atalhos mentais) para rapidamente tirar conclusões, exemplo: ninguem sabe quanto paga por minuto nas chamadas de telemovel , mas toda a gente utiliza como "atalho" para ser mais barato pensar que - eu poupo porque estou na rede onde tenho mais contactos (by the way é mentira:) - porque é a forma mais rapida de evitar que eu ande a fazer contas.
A profundidade de resistencia à água passa a ser um "proxy" para a qualidade de construção - que pode não ser o beneficio principal mas funciona como "reasurance"

Roberto Iza Valdes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Iza Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.