26.2.09

Até tu, Aníbal?

Recebi ontem um email do Aníbal! Sabem quem é? Pois, esse mesmo. E eu que nem sabia que fazíamos parte da mesma rede social.

Não vinha dirigido a mim pessoalmente, mas aos "Caros Membros da Rede Startracker", e o tom em que promovia o "prémio Empreendedorismo inovador na Diáspora" era bastante oficial. Mas no fim do email vinha a seguinte mensagem, de uma informalidade desconcertante quando se pensa na personagem:

Can you help Aníbal?
Click the link below to post your reply, or contact Aníbal directly sending him a private message

Ainda não lhe enviei nenhuma mensagem privada. Não acho que o venha a fazer. Fiquei apenas a pensar que, de facto, o sr. Obama já começou a mudar o mundo.

Como medir a popularidade de uma marca

Talvez uma das maneiras seja verificar se há um site exclusivamente dedicado a dizer mal dela. No caso do Ikea, .

19.2.09

Low cost season

Se até a Starbucks lançou há dias um café baratinho (para os padrões da marca), no que me parece ser o mais ruidoso tiro no pé que o pânico poderia levar alguém a disparar, por que não uma agência de meios low cost? É uma boa altura para ideias deste tipo. Alguém tem mais uma?

17.2.09

Vá lá conferir

Assim como o Sangue Suor e Ideias, o BrasilPortugal também é uma parceria luso-brasileira. Fernanda Lemos (a brasileira) e Ricardo Mealha criaram um blog transatlântico que vale uma visita.

"Aquela voz interior"

A melhor caracterização do Twitter que já encontrei (num post que vale a pena ler inteirinho):
"Sabe aquela voz interior? Aquela que faz comentários sérios sobre coisas engraçadas, significativas, palhaças e profundas que você normalmente mantém para si mesmo e ninguém chega a conhecê-la?

"O Twitter é o novo lar dessa voz. É o local que essa voz frequenta. Porque essa voz precisa ter voz. Quero dizer, ela precisa de um bar."
Perguntarão vocês o que é isto pode ter a ver com comunicação de marketing? E eu sei?

(Descoberto pelo Paulo Querido.)

13.2.09

Duas ou três coisas sobre o Marketing Tribal

In tough conditions, you need a guide you can trust

10.2.09

Seth Godin: "Why you need a tribe"



Acho que ele está errado nalgumas coisas, mas isso agora é secundário.

6.2.09

Cantando e dançando a caminho do cemitério

Vai uma aposta que esta droga será premiada em Cannes?

Super Bowl goes mobile

video

Duas razões para ver o vídeo acima. Primeiro, é uma análise realmente interessante sobre como os spots veiculados no Super Bowl tiraram (ou não) partido das possibilidades do "mobile marketing". Interessante em especial para perceber como a aplicação de um critério de eficácia - entendida como capacidade de gerar uma resposta imediata - pode conduzir a uma avaliação muito diferente daquela que levasse em conta apenas a "criatividade".

A outra razão é que este é um excelente exemplo de como uma empresa pode usar o vídeo online para o seu proprio marketing, de forma muito simples e com um baixo custo de produção. A qualidade do conteúdo, aqui, é tudo.

4.2.09

Criatividade

A frase do dia é de Guy Kawasaki:
"I get my best ideas while driving; this has led me to believe that if I bought a better car I would be more creative because I would drive more, but I digress."