13.12.05

O que há de errado com a publicidade da Renova

Nas últimas décadas, os publicitários descobriram que, em mercados de baixo envolvimento e reduzida diferenciação, não é forçoso alegar a superioridade da nossa marca par ter êxito.

Além disso, sendo frequentemente trivial a promessa publicitária (exemplo: certa cerveja mata a sede), nem sequer é preciso haver propriamente uma promessa.

Na Renova e noutros sítios, concluiu-se que a mensagem que a publicidade transmite não é importante, desde o momento que chame a atenção - de preferência chocando as pessoas. Vai daí, surgem campanhas como essa que a marca presentemente está a veicular, que diz não sei quê sobre os bem-aventurados e apresenta imagens de uma favela onde um sujeito qualquer se apresenta em pose de profeta.

Que há de errado nisto?

Fundamentalmente, não há qualquer garantia de que a campanha chame a atenção das pessoas que compram papel higiénico e que, quer se queira quer não, são as donas de casa. Mesmo que a função da publicidade seja apenas criar notoriedade, é preciso assegurar que os temas em que a comunicação se baseia motivem o público alvo da marca.

Esta é capaz de ser a questão mais premente da actualidade, mas hoje fico por aqui. É que estou com pressa...

2 comentários:

Edie Falco disse...

Vergonhosa a prestação de Alegre. Foi completamente atropelado e humilhado por Soares no debate da TVI. Soares mostrou que nem para aprendiz de presidente Alegre serviria. Alegre é titubeante, é assustador como um tipo que era suposto dominar a palavra, consegue se expressar tão mal. Dá a impressão que Alegre andou acomodado estes anos todos, por detrás dos galardões de Campeão Combatente Contra a Ditadura. Pois acordou tarde, pelos vistos. Só resta parabenizar o PS por ter percebido a tempo que Alegre não era o candidato ideal.
- - - -
Em tempo: a manchete de hoje do Público: "Soares tentou diminuir Alegre mas não conseguiu" mostra bem o desespero que alguma imprensa comprometida com a candidatura de Cavaco Silva, e que precisa de Alegre para fraco idiota útil para passar à 2ª volta, começa a desesperar, pois já é evidente que Soares cresce a cada dia.

Anónimo disse...

O Nosso Portfolio deseja-lhe um excelente Natal