28.5.10

Simples e bem feito



O sucesso de um manual escolar depende em grande medida - se não fundamentalmente - da avaliação que dele façam os professores que irão utilizá-lo para ensinar.

Vai daí, as editoras habituaram-se a escutar atentamente a priori as opiniões dos professores e a incorporar as suas sugestões nos materiais educativos que lançam no mercado.

Ora, a Web 2.0 veio pôr à disposição de todos os interessados ferramentas que permitem fazer essa auscultação melhor, mais depressa e mais barato. Compreendendo isso, o departamento de Marketing Escolar da Leya lançou em Setembro de 2009 uma plataforma do tipo wiki dedicada ao diálogo com os educadores.

Segundo leio nos jornais, é visitada semanalmente por 2 mil professores que, seja no site, seja nas páginas entretanto abertas no Facebook e o Twitter, se envolvem na discussão das melhorias a introduzir no ensino da Matemática, das Ciências da Natureza e de Geografia/ História no 5º ano, e de Português no 5º.

Pode não ser uma ideia surpreendentemente original, mas é, sem dúvida, um trabalho inteligente e bem feito - o que, acreditem-me, continua a ser raro.

Ando louco para encontrar bons exemplos de marketing português nas redes sociais para incluir no meu novo livro que estou a finalizar, intitulado "Marketing Ombro a Ombro: O marketing na era do consumidor activo, conectado e poderoso". Isso parece-me especialmente importante para demonstrar que estas ideias - de eficácia comprovada nos EUA - são também perfeitamente actuais no nosso país.

Alguém quer sugerir-me outros casos de sucesso que eu porventura não conheça?

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