28.10.10

A disciplina do teste publicitário agora ao alcance do povo



John Caples escreveu há mais de três quartos de século Tested Advertising Methods, a obra definitiva sobre testes de eficácia publicitária.

Não me refiro a pré-testes, mas a testes reais de anúncios de resposta directa, um tema de renovada importância nesta época de comunicação digital em que a interactividade se tornou trivial.

Caples conta que certa vez conseguiu multiplicar 11,5 vezes a eficácia de um anúncio alterando-lhe o headline, para assim demonstrar que a diferença entre boa e publicidade pode ser abissal. Só se acredita num efeito dessa dimensão porque o autor da afirmação foi uma pessoa de imaculada probidade.

Agora, porém, com o Google AdWords, todos podemos confirmar por nós mesmos a importância do posicionamento certo (palavras-chave seleccionadas) e da promessa certa (texto do anúncio seleccionado).

Estou neste momento a testar alternativas para atrair visitantes ao novo site da Ology, e já consegui multiplicar por três a percentagem de cliques no breve espaço de duas semanas. Espero vir a melhorar muito mais este registo nos próximos tempos - como, aliás, já fiz no passado.

O tema do posicionamento é especialmente delicado. Certas palavras-chave têm muitas visualizações, mas o espaço está pejado de concorrentes; outras palavras-chave são pouco concorridas, mas em contrapartida geram poucas visualizações. Não é fácil encontrar o ponto de equilíbrio.

Não conheço melhor escola para entender a importância do conceito de posicionamento e aprender a aplicá-lo.

Sem comentários: