28.11.03

Falsa pista

Alguns comentários colocados nos posts recentes insinuam que a raiz da desconfiança dos gestores de marketing em relação às agências resulta de estas não se preocuparem com a eficácia das campanhas.

Não posso discordar mais dessa afirmação. Por muito estranho que pareça, a minha experiência ensinou-me que os publicitários estão usualmente muito mais preocupados com os resultados do que os marketers.

Aliás, uma coisa que durante muito tempo me surpreendeu foi notar que os anunciantes ou ligam muito pouco a isso ou recorrem a métricas standard comprovadamente inúteis, como é o caso do day-after recall.

Nos concursos, designadamente, as propostas quase nunca são escolhidas em função de algum critério relevante de eficácia, a não ser que se considere que perguntar a opinião a um focus-group é uma forma profissional e séria de avaliar campanhas.

Desculpem-me se ofender alguém, mas decerto não serão muitos: normalmente, os gestores de marketing não estão minimamente preocupados com este assunto. Se estivessem, organizariam o relacionamento com as suas agências de uma forma inteiramente diferente.

Sem comentários: