28.2.08

Marketing de Vinhos



Nos dois últimos fins de semana estive em Refóios (concelho de Ponte de Lima), a dar aulas numa Pós-Graduação de Marketing de Vinhos, ao que parece a única actualmente existente no país, organizada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O Pólo de Ponte de Lima, onde decorre a Pós-Graduação, está instalado no antigo Convento Agostinho de Refóios, fundado em 1145 e reconstruído de alto a baixo no século XVI, fosse porque o edifício antigo não merecia ser conservado, fosse porque os antigos não respeitavam tanto como nós o património arquitectónico.

A moderna adaptação do convento a instalações escolares esteve a cargo do arquitecto Fernando Távora. Infelizmente, as fotos disponíveis na internet não são de grande qualidade, mas acreditem quando vos digo que se trata de um edifício notável. Fiquem-se (ver acima) com a imagem da belíssima igreja que com ele confina, datada do século XVIII e provavelmente traçada por um discípulo de Nasoni.

Tratando-se da única Pós-Graduação em Marketing de Vinhos do país - desde logo um facto estranho - atraíu alunos de todo o país, alguns dos quais percorrem centenas de quilómetros para assistir às aulas. Obviamente, não estão lá para passar o tempo ou recolher um diploma, mas para adquirirem conhecimentos relevantes para as suas actividades profissionais. Isto é ao mesmo tempo um desafio e um problema, porque é obviamente impossível tratar em particular as questões que mais afligem cada um deles.

Seja como for, tratou-se de uma experiência altamente enriquecedora: o local é deslumbrante, os alunos interessadíssimos e o tema fascinante. Como imaginam, aprendi alguma coisa sobre o negócio dos vinhos em geral e sobre o marketing vinícola em particular. Sou capaz de escrever alguns posts sobre o assunto.

2 comentários:

Rodolfo Queirós disse...

Caro Prof. João Pinto e Castro,
O interesse desta Pós -graduação e as centenas de quilómetros que alguns de nós fazemos é naturalmente a vontade de aprender algo sobre o MKT de vinhos, e é realmente curioso, que no sector agrícola sendo o vinho sem duvida o mais importante, não haja mais nenhuma pós graduação em Portugal em marketing de vinhos, num sector de actividade que tem uma grande dinâmica e falta de profissionais qualificados no MKT de vinhos, e hajam outras pós-graduações que estão esgotadas em termos de mercado mas a tradicional falta de vontade de mudar e de inovar de algumas instituições faz com que tudo continue na mesma ( neste caso parabéns à ESA de Pte de Lima). Estando Portugal entre os 10 maiores produtores mundiais (coisa rara em qualquer sector de actividade em portugal, tirando o futebol!!!!) e tendo dado um salto enorme na qualidade dos vinhos a todos os níveis nos últimos 20 anos esta pós graduação é sem dúvida muito importante. E apesar dos cerca de 300 Kms que tenho de fazer para me deslocar a Ponte de Lima, dou este tempo por bem empregue, pelo que já aprendemos e sobretudo pela troca de experiências entre formadores e formandos e pelos seminários que temos com pessoas de referência em várias empresas ligadas ao sector vitivinícola.
Espero sinceramente que escreva sobre o MKT de vinhos que é um tema muito interessante e despertará por certo o interesse de muitos.

Cumprimentos

Rodolfo Queirós

Srta. Anacleto disse...

Olá,
Tenho grande interesse em marketing de vinhos. Sou jornalista, apaixonada pelo mundo do vinho e gostaria muito de fazer um curso como esse. Gostaria de mais informações à respeito, pois tenho muito interesse em aperfeiçoar o meu trabalho nesse setor, já que trabalho com o mercado de vinhos a cerca de 2 anos. Adoraria também que escrevesse a respito. Ficarei esperando por seus posts.
Forte Abraço.

Jandy Anacleto
Campina Grande, Brasil.