12.2.04

AS SEEN ON TV

"Anunciado na TV!" Antigamente um aviso assim era normal nos anúncios de imprensa. Hoje, julgo que ainda se usa na venda por catálogo -- mas em geral saiu de moda. Há uns dias dei por ele num café, numa daquelas caixas que de chocolates, rebuçados, ou lá o que era, que depois de abertas se transformam em displays.

Fiquei a pensar no que tinha levado o anunciante a pôr ali o aviso. Era uma marca de que nunca tinha ouvido falar, e naturalmente nunca vi o tal anúncio na TV. Claro que isso não quer dizer nada -- mas o mais provável é que fosse uma marca com pouco dinheiro para investir a sério na televisão. Então, passou o seu anúncio um bocadinho, e pronto: já podia dizer que era anunciado na TV. E o simples facto de dizer isso, terá pensado o gestor de marketing, já conferia à sua marca uma outra credibilidade. Não era preciso ver o anúncio -- bastava o consumidor saber que ele tinha passado, para concluir que aquela era uma marca da 1ª liga.

Da próxima vez que ler mais uma daquelas entrevistas em que se declara que, com a pulverização dos canais e das audiências, o definitivo declínio da TV e dos mass media é já para amanhã à tarde, vou fazer por me lembrar dessa esforçada marca de rebuçados. A inexorável migração para meios mais dirigidos e eficientes tem a racionalidade do seu lado -- mas a velocidade com que se prevê que aconteça tem sempre que levar em conta estes aspectos irracionais tanto do consumidor como do anunciante. Por muito menos que vá sendo vista, a prazo, a TV tem um trunfo que para um POS promocional, um mailing, um e-mail ou um banner na internet será sempre muito mais difícil de conquistar. Chama-se aura -- e por muito tempo ainda teremos que contar com ela.

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