Os publicitários têm o hábito admirável de só consumirem as marcas suas clientes naquelas categorias de produto em que elas competem. Não podia concordar mais com o princípio.
Primeiro, é uma boa maneira de conhecerem mais intimamente essas marcas.
Segundo, é um acto de boa educação.
Terceiro, é uma prova de inteligência. Afinal, são elas que lhes pagam o pão que comem.
Depois, isso não implica necessariamente grandes sacrifícios. David Ogilvy foi votado o homem mais bem vestido da América no ano em que a sua agência ganhou a conta da Sears Roebuck, um retalhista bem popular. Mas é claro que ficou bem mais feliz por seguir a regra quando a Rolls-Royce aterrou na agência.
Eu conduzi Fords durante anos, embora a marca nunca me tenha entusiasmado. Achei mais complicado mudar todas as contas bancárias e investimentos para o BCP ou contratar seguros com cada uma das sucessivas companhias para as quais fui trabalhando.
Penso que os portugueses em geral deveriam adoptar a mesma regra. Por quê comprar Renaults, se a Renault se portou tão mal com o país? Por que é que não há mais gente a comprar Volkswagens, Seats, Skodas, Audis ou, se querem coisa mais fina, Bentleys, Porsches, Lamborghinis ou Bugattis se é o Grupo Volkswagen que demonstra gostar de nós investindo e criando postos de trabalho na Auto-Europa e em todos os fornecedores nacionais de peças e acessórios que adquire? Outro comportamento parece-me pura e simplesmente estúpido.
(Cá por mim, para a lista atrás ser completa só faltam os Maserattis. Mas, enfim, ninguém é perfeito.)
Na foto: o Bugatti Veyron.
3 comentários:
Concordo. Quando muito não seja para diminuir o déficit da balança comercial.
Só há um porém: a Autoeuropa não tem um produto popular, que permita competir em termos de preço com os Citroens da vida. São poucos os portugueses que podem comprar um Volkswagen.
GL
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Caro Henrique,
Acerca do que falávamos no outro dia, o exemplo acima é perfeito para demonstrar um uso pouco apropriado da Internet na comunicação das marcas...
É muito chico-espertismo contornar a reserva de um banner neste blog, o que seria muitíssimo mais eficaz...
E ainda tratam por tu... neste caso, não percebo... haverá apenas jovens na Internet?
Cps,
GL
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