11.7.08

Marketing dirigido pelo consumidor



Excelente entrevista de Luiz Moutinho, Professor Catedrático de Marketing na Universidade de Glasgow, no Jornal de Negócios, infelizmente não disponível online. Eis alguns breves extractos:
"Hoje começa a deixar de existir a perspectiva da empresa para o consumidor. Funciona cada vez mais a perspectiva do consumidor para a empresa. Os consumidores têm cada vez mais poder."

"Sou grande defensor daquilo a que chamo gestão por processo, gestão integrada, funcionalmente cruzada. (...) As pessoas das diversas áreas das empresas têm que começar a falar umas com as outras. Não podem pensar que o marketing é no segundo andar e que os recursos humanos estão no sétimo. Além desta gestão, devemos pensar que o marketing é cada vez mais gerado pelo consumidor. Falamos em Consumer Generated Marketing. O marketing não é um agente da empresa, mas sim do consumidor."
Opina a dado momento Sérgio Figueiredo, o entrevistador: "Para Portugal (...) estamos a falar um pouco de ficção científica".

Não, não estamos.

Sem comentários: