14.9.05

Pensamento ou volume?

É preferível ser líder em pensamento ou ser líder em volume? A pergunta do "hidden persuader", em comentário a um post anterior do João, é mais ou menos como perguntar se é preferível comer ou respirar. A curto prazo, é óbvio que é preferível ser líder em volume. Mas a razão de ser de tentar ser líder "em pensamento" é conseguir que esse volume não venha à custa das margens. Ou seja, ser líder em pensamento ou em volume não são, em si mesmos, um fim. Preferível, preferível mesmo, é ser líder em valor.

1 comentário:

Consumering disse...

Volto a ficar com a impressão que os detractores do Ries e Trout usam o seguinte silogismo: "há casos em que o marketing(marcas/posicionamento) não funcionam, logo o marketing não funciona"
Como silogismo que é, peca por ser pouco exaustivo. Na verdade há muitos negócios que AINDA vivem à margem do posicionamento, mas isso não quer dizer que o posicionamento aí falhe.
Não conheço casos de mercados dependentes da escolha do consumidor em que o líder de pensamento não seja, a prazo, o líder de volume e o líder de valor.
Sendo que o que por vezes falha é:
1) o "a prazo" são coisas que ainda estão para acontecer
2) a definição de "líder de pensamento", porque ter altas notoriedades não representa nada, ser líder de pensamento significa que a maioria das pessoas reconhece determinada marca como a melhor em determinada coisa e como tal a maioria compra essa marca quando procura essa tal coisa.
Ainda sobre o posicionamento de produto vs. posicionamento de comunicação. Não vi no "positioning" nenhuma refirencia ao "posicionamento de produto" para mim é coisa que não existe. Posicionamento = Espaço que a marca ocupa na cabeça das pessoas. Já "Posicionamento do produto" é uma "coisa" que entrou na gíria dos pseudo-gestores para justificar que não sabem fazer nada bem feito e por isso fazem um pouco de tudo mal feito.
Isto está longo, peço desculpa, mas os produtos não se posicionam, as marcas (as boas) é que se posicionam! E as marcas não são ubíquas, só se posicionam num sítio, não em vários. E se uma marca estiver posicionada (se for líder em pensamento) inevitávelmente recolherá os lucros (valor e volume) dessa posição. Se uma marca se posicionar como a "mais jovem" terá a preferência (volume e valor) de todos quantos considerem ser o "mais jovem" o mais importante. Isto é posicionamento e isto é liderança de pensamento. O resto são desculpas para fazer cópias de produtos da concorrência.