Só é possível discutir-se publicidade se se estiver de acordo com dois ou três princípios elementares.
Estou a pensar, por exemplo, no princípio de que publicidade é comunicação comercialmente motivada.
Qual será, então, a motivação da TV Cabo para gastar dinheiro a produzir e distribuir um spot destes? Por mais voltas que dê à cabeça, não consigo chegar a uma conclusão.
Uma pessoa que eu conheço acha que a publicidade serve para "dispor bem", mas eu não conheço nenhum gestor que concorde com uma opinião tão benemérita como essa.
Como é que a campanha que aqui vemos pode contribuir para melhorar os resultados comerciais da TV Cabo? Acaso facilita a conquista de novos clientes? Ajuda a reter aqueles que a empresa já tem? Estimula a adesão a novos canais? Não? Então para que serve?
Todos sabemos que a TV Cabo - sem concorrentes em boa parte das áreas geográficas em que compete - é uma das empresas portuguesas que gera maiores níveis de insatisfação entre o público. Os preços são altíssimos, o serviço deficiente, a sensibilidade às necessidades dos clientes praticamente nula.
Para cúmulo, desperdiça o dinheiro que recebe dos seus clientes em brincadeiras sem sentido como esta. Até parece que a intenção é irritá-los ainda mais.
O recurso às "três meninas" da TV Cabo é, aliás, em si mesmo, um exercício inteiramente fútil e gratuito. Ao que parece, trata-se de mais um daqueles casos em que os publicitários, convictos de que o serviço da empresa não tem qualquer interesse para o consumidor, resolvem entretê-lo com imagens de garotas provocantes para conseguir captar a sua atenção.
Alguém quer fazer o favor de me explicar que sentido faz tudo isto?
6 comentários:
Anónimo
disse...
meu ermão...... porra.....voçê faz me lembrar o jornalista que voçês mostraram nesse site..... fala sério piço e castro
Sempre pensei que o mais doloroso para uma empresa fosse a sua bota (um marketing "lindo") não bater com a perdigota (sistemas de atenção ao cliente indigestos). No caso da TV Cabo, tive de me convencer, ao fim de tantos anos, que não havia dor nenhuma, que era mesmo assim de feitio de nascença. Claro que não me conformo ao olhar para as 3 miúdas nem com elas desculpo o péssimo serviço que a TV Cabo sempre me deu (demoraram 2 anos a reembolsar-me por pagar a mais, e depois cobraram-me juros de mora por um atraaso de 3 meses - mas que raio de empresa é que tem o desplante de cobrar juros de mora aos seus clientes?)
Em tempos pareceu-me que o casting das meninas podia ser uma forma interessante de obter hype quase grátis. É certo que o hype tem pouquissimo valor económico, mas como a tvcabo vende publicidade em canais fechados (aí o espaço de media sai-lhe basicamente gratuito) podia até ser um bom negócio. Montes de hype em troca de um custo perto de nulo.
Depois comecei a ver as meninas em canal aberto e ocorreu-me que talvez os decisores do cabo possam ser apenas humanos cuja capacidade de pensar direito é abalada pela presença de mulheres muito belas, às vezes acontece-me.
Os comentários anteriores são todos baseados em subjectividades e achismos.
Dito isto, na minha opinião, há uma mensagem subliminar (que deve estar no briefing) na campanha das 3 meninas que é: "Ter TV Cabo é igual a ter acesso à Pornografia– Não se esqueçam". Isso fica patente, no 1º filme, em que as 3 meninas surgem como que do nada no apartamento de um homem solteiro. Também há a referência aos "Anjos de Charlie", que pisca o olho aos canais de cinema.
Daí a achar que o anúncio é criativo e vai de encontro aos objectivos, vai uma grande distância.
Esse filme que o Exmo. Sr. Dr. JPC. põe aqui é uma alarvidade sem tamanho, é de uma boçalidade e estupidez de meter dó. A única explicação possível, para que um cliente aprove uma coisa dessas é algum tipo de favoritismo, enfim, essas coisas sobre as quais só agora se anda a falar tanto em Portugal, o país dos santos onde as coisas ruins só acontecem nos países dos outros e nunca aqui, pois falam, falam e não muda nada.Vai se lá saber porque um director de marketing aprova uma coisa dessas. São tantas as possibilidades, cada um escolha a sua.
Aliás eu gostaria de acrescentar mais uma coisa. Eu fui um dos que me bati nos blogues para que os criativos portugueses passassem a por gajas nos anúncios ao invés de gajos, pois os anúncios eram sempre sobre um trio ou uma dupla de amigos a confraternizar a beber cerveja. Uma data de homens a curtir juntos e sozinhos, os anúncios da Superbock então pareciam anúncios para gays. Mas é como eu digo, o bicho é bruto, e tem uma tendência a errar a mão. Vai daí que agora a mulher e o corpo da mulher é mostrado nos anúncios de uma forma gratuita, beirando mesmo a pornografia, estou a lembrar dos anúncios do "Sapo" (marca maldita), por exemplo. Não há IDEIA associada a mostrar raparigas de bikini, falta IDEIA, falta PENSAR. Os criativos locais interiorizaram que basta por uma gaja de tronco nú para que o anúncio tenha eficácia. Pode até ter algum recall, mas fica só por aí, o produto, népias.
Talvez as respostas que procuras estejam nos resultados alcançados recentemente pela marca TV CABO. Em vendas, no valor da marca (recente estudo Interbrand), em notoriedade,e até mesmo, falando neste caso especifico do casting das 3 meninas, na mediatização gratuita obtida antes e depois desta acção. De resto, estamos a falar sempre do mesmo,ou seja, o filme é mau , não gostamos , somos sempre capazes de fazer melhor, tudo o que é feito por outras agencias que não a minha é fraco! Acho que como mentor de um blog como este deverias tb pensar que existem estratégias idealizadas e implementadas, e que existem agencias e clientes que o fazem. Podes como é obvio discutir,contestar,criticar essas estratégias, mas gratuito,gratuito, é fazer comentários gratuitos como o último paragrafo do teu comentário.
6 comentários:
meu ermão......
porra.....voçê faz me lembrar o jornalista que voçês mostraram nesse site.....
fala sério piço e castro
Sempre pensei que o mais doloroso para uma empresa fosse a sua bota (um marketing "lindo") não bater com a perdigota (sistemas de atenção ao cliente indigestos). No caso da TV Cabo, tive de me convencer, ao fim de tantos anos, que não havia dor nenhuma, que era mesmo assim de feitio de nascença. Claro que não me conformo ao olhar para as 3 miúdas nem com elas desculpo o péssimo serviço que a TV Cabo sempre me deu (demoraram 2 anos a reembolsar-me por pagar a mais, e depois cobraram-me juros de mora por um atraaso de 3 meses - mas que raio de empresa é que tem o desplante de cobrar juros de mora aos seus clientes?)
São as armadilhas do monopólio.
Em tempos pareceu-me que o casting das meninas podia ser uma forma interessante de obter hype quase grátis.
É certo que o hype tem pouquissimo valor económico, mas como a tvcabo vende publicidade em canais fechados (aí o espaço de media sai-lhe basicamente gratuito) podia até ser um bom negócio. Montes de hype em troca de um custo perto de nulo.
Depois comecei a ver as meninas em canal aberto e ocorreu-me que talvez os decisores do cabo possam ser apenas humanos cuja capacidade de pensar direito é abalada pela presença de mulheres muito belas, às vezes acontece-me.
Os comentários anteriores são todos baseados em subjectividades e achismos.
Dito isto, na minha opinião, há uma mensagem subliminar (que deve estar no briefing) na campanha das 3 meninas que é: "Ter TV Cabo é igual a ter acesso à Pornografia– Não se esqueçam". Isso fica patente, no 1º filme, em que as 3 meninas surgem como que do nada no apartamento de um homem solteiro. Também há a referência aos "Anjos de Charlie", que pisca o olho aos canais de cinema.
Daí a achar que o anúncio é criativo e vai de encontro aos objectivos, vai uma grande distância.
Esse filme que o Exmo. Sr. Dr. JPC. põe aqui é uma alarvidade sem tamanho, é de uma boçalidade e estupidez de meter dó. A única explicação possível, para que um cliente aprove uma coisa dessas é algum tipo de favoritismo, enfim, essas coisas sobre as quais só agora se anda a falar tanto em Portugal, o país dos santos onde as coisas ruins só acontecem nos países dos outros e nunca aqui, pois falam, falam e não muda nada.Vai se lá saber porque um director de marketing aprova uma coisa dessas. São tantas as possibilidades, cada um escolha a sua.
Edie Falco
Aliás eu gostaria de acrescentar mais uma coisa. Eu fui um dos que me bati nos blogues para que os criativos portugueses passassem a por gajas nos anúncios ao invés de gajos, pois os anúncios eram sempre sobre um trio ou uma dupla de amigos a confraternizar a beber cerveja. Uma data de homens a curtir juntos e sozinhos, os anúncios da Superbock então pareciam anúncios para gays. Mas é como eu digo, o bicho é bruto, e tem uma tendência a errar a mão. Vai daí que agora a mulher e o corpo da mulher é mostrado nos anúncios de uma forma gratuita, beirando mesmo a pornografia, estou a lembrar dos anúncios do "Sapo" (marca maldita), por exemplo. Não há IDEIA associada a mostrar raparigas de bikini, falta IDEIA, falta PENSAR. Os criativos locais interiorizaram que basta por uma gaja de tronco nú para que o anúncio tenha eficácia. Pode até ter algum recall, mas fica só por aí, o produto, népias.
Edie Falco
caro JPC
Talvez as respostas que procuras estejam nos resultados alcançados recentemente pela marca TV CABO.
Em vendas, no valor da marca (recente estudo Interbrand), em notoriedade,e até mesmo, falando neste caso especifico do casting das 3 meninas, na mediatização gratuita obtida antes e depois desta acção. De resto, estamos a falar sempre do mesmo,ou seja, o filme é mau , não gostamos , somos sempre capazes de fazer melhor, tudo o que é feito por outras agencias que não a minha é fraco!
Acho que como mentor de um blog como este deverias tb pensar que existem estratégias idealizadas e implementadas, e que existem agencias e clientes que o fazem. Podes como é obvio discutir,contestar,criticar essas estratégias, mas gratuito,gratuito, é fazer comentários gratuitos como o último paragrafo do teu comentário.
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