A questão de saber se a intenção do Expresso era conquistar leitores ou reter os que já tinha provavelmente não tem resposta.
Na minha experiência, a grande maioria dos gestores de marketing não é capaz de decidir entre uma coisa e outra quando se propõe lançar uma campanha de publicidade ou organizar uma promoção.
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Há 4 anos
1 comentário:
Aqui há uns anos estava de passagem por uma grande empresa de serviços que ia lançar um programa de fidelização (um esquema de pontos). Peguei no documento de especificações para ler e comentar e logo a primeira frase fez tilt, dizia:
- "o objectivo do programa de fidelização é fidelizar os clientes e angariar novos" (sic)
Chocado intrepelei os responsáveis se não achavam que aquele (parecia-me evidente) erro na 1ª página poderia condicionar as restantes 99 páginas. Mais chocado fiquei quando dei por mim numa longa e estéril discussão com aquela gente sobre os méritos de angariação dos programas de fidelização.
Tudo isto se passou com gente de topo, com pedigree no marketing e cuja prática reincidente nestes equivocos ligitima as barbaridades que vemos em mercados com um "marketing" menos sofisticado (como os media).
Se vemos impavidos as barbaridades feitas por empresas com orçamentos de 60milhoes de euros e equipas de várias dezenas de pessoas, como é que podemos exigir aos pobres media que sejam mais perspicazes?
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