19.9.06

Réplica

Li com interesse os dois comentários ao último post. O que penso é o seguinte:

1. Não se espera que os portugueses comprem dois semanários, caro hidden. Espera-se que comprem um semanário por 2 € e um DVD por 2,80 €, porque, ao contrário dos estrategas de marketing do Expresso, os consumidores não são parvos. Eu, por exemplo, que não sou leitor do Expresso, tenciono comprá-lo enquanto continuarem a oferecer-me os DVDzinhos.

2. Se a ideia fosse fidelizar em vez de travar a experimentação, a promoção do Expresso teria começado depois do lançamento do Sol, não antes. Além disso, não se fidelizam clientes oferecendo DVDs. O factor crucial na repetição de compra é a satisfação do cliente, a qual depende por sua vez do conteúdo e da organização do jornal. Está mais que provado que este tipo de promoção equivale a subsidiar os consumidores que, de todo o modo, sempre comprariam o jornal, sem atrair novos clientes de uma forma permanente nem reter os antigos. Essa história da fidelização é mais complicada do que parece. (Ou será que eu deveria antes dizer: mais simples do que parece?)

5 comentários:

Consumering disse...

Este caso Expresso/Sol faz-me pensar num jogo de xadrez disputado por duas avestruzes.

Face à enorme e absurda quantidade de erros cometidos, deveria ser fácil ao rival ganhar o jogo, não fosse o piqueno problema de no outro do tabuleiro lado se encontrar uma outra avestruz.

hidden persuader disse...

Começo com uma pequena tautologia introdutória: O que cria fidelidade a um produto é a sua experimentação. A consequência da experimentação de um produto pode ser positiva ou negativa. Se for positiva, esta experimentação resultará numa repetição da compra do produto (vamos a caminho da "afamada" fidelização do consumidor). Se a experimentação for negativa, o produto deixa automaticamente de fazer parte das escolhas do consumidor.

Voltando à questão da estratégia utilizada pelo Expresso para fazer face ao "challenger\newcomer" que é o Sol, alguns comentários finais:
1) Não sei que o objectivo inicial do Expresso era o de evitar a experimentação, a compra do Sol.
2) Também não sei se o objectivo do Expresso era o de aproveitar o lançamento do Sol para captar novos leitores (pessoas que não têm o costume de comprar e ler jornais durante o fim-de-semana) através dos DVDs, do género: "vá lá leve o DVD para casa e quem sabe ainda começa ler".

Agora, estou convicto de que o Expresso tem necessidade de defender a sua "base leal" de leitores e não deixar que estes façam o switch para o Sol. Obviamente se o Sol for bom, não há DVDs que valham ao Dr. Balsemão.

João Pinto e Castro disse...

É melhor dizer assim: o Expresso bateu o seu record de vendas vendendo DVDs com prejuízo. Se isto vos parece boa ideia, é melhor mudarmos todos de profissão.

hidden persuader disse...

As marcas de sucesso não competem, elas evitam precisamente a concorrência :) O Sol saltou de "peito aberto" querendo competir com o Expresso, o Expresso por sua vez anda a tentar evitá-lo.

Obseervador disse...

boa tarde amigos. Um blog interessante , este.
As criticas cruzam o ar .
Vocês não perdoam. O Expresso tem decaido em qualidade.., a campanha publicitária do sol foi um desastre...;
E o meu blog..,quais as criticas que lhe fazem ? A audiência é de cerca de 2 leitores dia, no máximo.
Como hei-de aumentar a audiência?
DVDs não posso oferecer...;
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