28.10.10

Facebook aeroportuário



Segundo o Facebakers de 18/10, é o seguinte o ranking mundial das páginas de aeroportos no Facebook classificadas por número de fãs:

1. Cleveland Hopkins: 31.108

2. Akron-Canton: 16.248

3. Changi: 15.948

4. Oakland: 4.563

5. Hartsfield-Jackson Atlanta

6. Boston Logan Airport

7. Suvarnabhumi: 2.989

8. Budapeste: 2.845

9. LAX: 2.464

10. Aeroporto do Porto: 2.307

Algumas breves observações:

1. É ainda incipiente a utilização desta ferramenta de comunicação em todo o mundo. Os maiores aeroportos movimentam dezenas de milhões de passageiros por ano, logo alguns milhares de frequentadores de uma página no Facebook tem que ser considerado insignificante.

2. Apenas um grande aeroporto (o de Changi, em Singapura) está nos dez primeiros. Fora dos EUA e da Ásia, só Budapeste e Porto investem qualquer coisa no meio.

3. O Porto entrou para o Top Ten em menos de 6 meses. (A contagem de hoje indica já 2.437 fãs registados) Isto há-de querer dizer alguma coisa.

4. A utilização do Facebook está na sua infância. Eis uma grande oportunidade para se fazer algo marcante e inovador.

A disciplina do teste publicitário agora ao alcance do povo



John Caples escreveu há mais de três quartos de século Tested Advertising Methods, a obra definitiva sobre testes de eficácia publicitária.

Não me refiro a pré-testes, mas a testes reais de anúncios de resposta directa, um tema de renovada importância nesta época de comunicação digital em que a interactividade se tornou trivial.

Caples conta que certa vez conseguiu multiplicar 11,5 vezes a eficácia de um anúncio alterando-lhe o headline, para assim demonstrar que a diferença entre boa e publicidade pode ser abissal. Só se acredita num efeito dessa dimensão porque o autor da afirmação foi uma pessoa de imaculada probidade.

Agora, porém, com o Google AdWords, todos podemos confirmar por nós mesmos a importância do posicionamento certo (palavras-chave seleccionadas) e da promessa certa (texto do anúncio seleccionado).

Estou neste momento a testar alternativas para atrair visitantes ao novo site da Ology, e já consegui multiplicar por três a percentagem de cliques no breve espaço de duas semanas. Espero vir a melhorar muito mais este registo nos próximos tempos - como, aliás, já fiz no passado.

O tema do posicionamento é especialmente delicado. Certas palavras-chave têm muitas visualizações, mas o espaço está pejado de concorrentes; outras palavras-chave são pouco concorridas, mas em contrapartida geram poucas visualizações. Não é fácil encontrar o ponto de equilíbrio.

Não conheço melhor escola para entender a importância do conceito de posicionamento e aprender a aplicá-lo.

4.10.10

Os oito tipos de gestores

"The 8 Types of Managers" | Tom Fishburne