1.2.06

Branding

Mercedes e BMW são duas excelentes marcas de automóveis.

No plano estritamente funcional não há razão para alguém escolher uma em detrimento da outra.

E, no entanto, como o Wally Olins fez notar na sua recente visita a Portugal, não há táxis de marca BMW, nem em Portugal nem noutros países,

Porquê? Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque...

1 comentário:

Consumering disse...

ouvi dizer (não sei se é verdade) que a BMW se recusa a dar descontos aos taxistas, coisa que a Mercedes faz generosamente.
A explicação apresentada foi que a BMW queria fazer jus ao seu estatuto de "carro para tirar prazer na condução" que é incompatível com ser uma "máquina de fogareiros". Por outro lado a mercedes, apostada na "superior engenharia" entende que os taxistas pelo uso esgotante que fazem do carro, vê neste mercado uma demonstração das suas capacidades de fazer carros fiaveis e resistentes.
Ou seja (dizem-me) que a pol+itica de descontos é uma forma de condicionar a percepção do público: "prazer desportivo" é imcompatível com os taxis, logo a BMW não dá descontos, enquanto "fiabilidade da engenharia" fica bem demonstrado num taxi.