8.3.07

Uma grande ideia



Em tempos escrevi um texto humorístico intitulado "Publicidade ao quilo", em que propunha um sistema de produção de anúncios em série. A minha agência da altura achou-lhe tanta piada que resolveu usá-lo no anúncio que nesse ano inseriu num anuário publicitário.

Recordei-me imediatamente disso ao saber que a Spot Runner, uma empresa há pouco adquirida pela WPP, disponibiliza online um sistema de criação de campanhas publicitárias a que qualquer um pode ter acesso mediante o pagamento de um fee muito razoável.

É tudo muito simples. No site da "Spot Runner" encontram-se disponíveis diversos templates de spots publicitários pré-fabricados que podem ser personalizados acrescentando-lhes o nome da empresa, o seu logo, o contacto telefónico e o endereço na internet. Clientes mais exigentes podem alterar o voiceover, sobrepor texto ou trocar imagens.

A oferta inclui milhares de templates concebidos em função de actividades especializadas tais como restaurantes, serviços financeiros, comércio retalhista, venda de automóveis, etc.

Em seguida, o anunciante pode obter um plano de media desenhado em função do target pré-definido e comprar no próprio site o espaço de que necessita para veicular a sua campanha. One-stop service, como vêem.

É claro que, com este sistema, não se faz grande publicidade. Mas não é menos claro que, com este sistema, muitas PMEs farão campanhas publicitárias muito melhores e mais eficientes do que até aqui.

Conclusão: eu fiz humor com a ideia da publicidade ao quilo. Estes tipos inventaram uma maneira perfeitamente razoável de fazer dinheiro com ela. Confesso que me passou a vontade de ir.

Sem comentários: