Não sei se já repararam que a PT lançou um novo serviço muito útil a que deu o nome de "Soluções de Segurança PT". Trata-se de um sistema que permite detectar à distância qualquer intrusão, fuga de gás, incêndio ou inundação, emitindo imediatamente um aviso telefónico.
Com o seu mercado tradicional de voz na rede fixa a declinar e a concorrência a tornar-se mais ameaçadora, este é o género de serviço que faz todo o sentido para a PT, não só porque lhe abre uma nova frente de negócio, como também porque pode ajudá-la a reposicionar-se de uma forma adequada e relevante.
Evidentemente, muito poucos lares portugueses dispõem de momento de um sistema de segurança equivalente. Existirá a necessidade? Estarão as pessoas despertas para ela?
Na cabeça de muita gente, a instalação de sistemas de segurança numa habitação raramente se justifica. Além disso, há já empresas especializadas a oferecerem serviços desse tipo no mercado. Será a solução da PT eficaz? E o seu preço é convidativo? Como funciona ao certo? É complicada?
Parece-me evidente que qualquer acção de comunicação a desenvolver pela PT deveria fazer pelo menos quatro coisas:
1. Estimular a necessidade, insistindo nos riscos em que incorre quem prescinde deste serviço.
2. Credibilizar a oferta da PT, dado que não se espera que uma empresa de telecomunicações venda dispositivos de segurança.
3. Dar a conhecer o preço.
4. Facilitar a obtenção de mais informação para acelerar a compra.
Mas é claro que isto sou só eu a pensar, e que a minha opinião só vale o que vale. Analisando o spot que a empresa seleccionou para promover o serviço "Soluções de Segurança PT" (ver abaixo) podemos constatar que ele se empenha em fazer o contrário do que eu sugeri. Assim:
1. Desvaloriza o perigo que o serviço visa prevenir.
2. Ridiculariza a ideia de se recorrer a ele.
3. Evita o problema de se saber o que tem isto a ver com aquilo que o público acredita ser a actividade da PT.
4. Não faz qualquer menção ao preço.
5. O número de telefone para contacto indicado no pack-shot é minúsculo e desaparece ao fim de 2 segundos.
De modo que a estratégia parece ter antes assentado nos seguintes pilares:
1. É preciso meter os Gatos Fedorentos porque a gente gosta.
2. A PT precisa de uma imagem moderna e descontraída.
3. Este serviço não interessa a ninguém, de maneira que o melhor é pôr a malta a rir.
4. Idem em relação ao preço.
Naturalmente, pelo anúncio ninguém fica a saber que a instalação é grátis para os clientes da PT Comunicações.
Sabe-se que a PT vem de uma época em que não tinha que esforçar-se por ganhar e reter clientes. Desculpa-se por isso que, durante algum tempo, revelasse tanta dificuldade em organizar-se para vender coisas a pessoas normais. Mas, francamente, creio que já é tempo de começar a levar a sério a tarefa de relacionar-se comercialmente com os seus clientes.
Visit me at armandoalves.com
Há 4 anos
3 comentários:
Terrível, muito mau mesmo o spot. Não da nem para rir, nem para se informar, nem para nada mesmo.
A safa da PT é que a proposta de Belmiro era indecente, por um lado e por outro graças a Deus o Governo não foi na cantiga. Ou seja, continuará a PT a beneficiar da paz podre, dos empresários que temos, que acham que têm o direito divino de levar as coisas pelo preço da uva mijona, e do Estado que sustenta esse falso cenário de economia ocidental e pretensa prosperidade, às custas das mulas como eu que pagam os impostos que pagam e recebem em troca a chulice habitual.
Como passados 30 anos ainda vivemos sob a égide do rescaldo do 25 de Abril (nem Cavaco Silva está imune, pelo que se viu), ainda levará muitos anos para que seja lavado com lixívia essa ideia de empresas nacionais / proteccionismos bacocos, de que se beneficia a PT. Rezo para o dia em que a Europa repare em nós e meta todos os processos cabíveis e inimagináveis para impedir que empresas como a PT tenham reservas de mercado, deixando de ver os clientes com o paternalismo do costume.
Seja bem retornado, Exmo. Sr. Dr. JPC. Muito gosto em ler o seu blog, uma das poucas boas coisas que ainda são de graça. Não era mal liberar as caixas de comentário.
Com consideração,
Edie Falco
Os responsáveis da PT deviam leste este post...Afinal somos todos stakeholders!
Cumps
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