26.11.07

Nada para dizer

O meu (e de toda a gente) fornecedor de Gás Natural decidiu escrever-me.

Num stuffer que acompanha a última factura, anuncia: "O seu Gás Natural está diferente".

Abrindo o folheto, leio o seguinte:
Nova marca. Nova imagem. A mesma qualidade de sempre.

O Gás Natural mudou de imagem, mantendo-se a qualidade dos serviços a que está habituado.

A mudança de imagem surge na sequência de uma integração e unformização da marca Gás Natural e das empresas distribuidoras no universo Galp Energia (...)
A conversa continua por aí fora, sempre neste tom auto-satisfeito, mas creio ser inútil reproduzir mais.

Não há nada como encontrarmo-nos do lado do consumidor para entendermos como chega a ser patética esta nossa profissão de gente do marketing. Em poucas palavras, a comunicação citada parece visar dois objectivos:

1. Dar-me a conhecer o novo logotipo da marca

2. Garantir-me que a qualidade dos serviços se manterá

Não sei qual deles me deixa mais preocupado. Em primeiro lugar, nunca me passou pela cabeça que a qualidade do inexistente serviço pudesse baixar, mas a empresa achou por bem vir ameaçar-me com essa eventualidade.

Em segundo lugar, não entendo por que é que eles acharão que eu estarei muito interessado em conhecer o novo logotipo. (Não falo sequer da incorrecção técnica que consiste em chamar "nova imagem" a um mero logotipo.)

A necessidade de se chamar a atenção para um novo logotipo (às vezes gastando rios de dinheiro) é a prova provada de que um projecto de rebranding não atingiu os seus propósitos, dado que a identidade corporativa serve precisamente para aumentar a visibilidade de uma empresa ou de uma marca.

O logotipo do Gás Natural mudou? Não caibo em mim de contente. Vou já abrir uma garrafa de champanhe!

3 comentários:

Anónimo disse...

Sobrou verba e alguém do marketing foi permeável às ideias da agência.

E o que diz dos folhetos turísticos de alguma camaras (ex: Setúbal), que pela qualidade do papel, verniz localizado, etc, parecem folhetos de camaras suíças?

O exemplo que deu ocorreu numa empresa quotada em Bolsa. E nos casos em que é o contribuinte que paga os desperdícios?

Consumering disse...

se a alegria ainda desse para abrir uma garrafa de gás em vez do champanhe, já não se perdia tudo.

Anónimo disse...

"A necessidade de se chamar a atenção para um novo logotipo (às vezes gastando rios de dinheiro) é a prova provada de que um projecto de rebranding não atingiu os seus propósitos, dado que a identidade corporativa serve precisamente para aumentar a visibilidade de uma empresa ou de uma marca."

Já agora, numa de benchmarking, era de procurar o caso de uma empresa de bandeira no exterior que tivesse enviado uma carta aos clientes a avisar que tinha mudado de identidade visual. O que terá feito a British Telecom?

Ass:

Accionista defraudado.