18.9.08

O Presidente e a fórmula

Os pobres ignorantes que nós somos imaginam que liberalização do mercado significa que os preços são determinados pela interacção entre a oferta e a procura.

Nesse quadro mental, que agora se revela algo primitivo, as pessoas compreendem que o aumento da procura faz subir os preços e aceitam que o mesmo sucederá se crescerem os custos de produção.

Há dias, porém, o Presidente da Galp veio explicar-nos que, apesar do mercado de combustíveis se encontrar liberalizado, ele não pode fazer nada para assegurar que os preços desçam quando desce o preço do petróleo, porque, na verdade, o tarifário é determinado por uma fórmula.

Talvez isso seja exacto, mas nem é entendível para o público, nem abona muito em favor de gestores que, afinal, podem ser substituídos com vantagem por uma simples máquina de calcular. Pensando melhor, talvez fosse melhor voltarmos aos preços tabelados, visto que a fórmula usada pela Direcção Geral de Energia era mais favorável aos consumidores.

Coisas como estas não apenas desqualificam o capitalismo e a liberalização dos mercados, como mancham a reputação das empresas gasolineiras e das suas marcas.

Depois, não se esqueçam de fazer uma campanha de publicidade institucional proclamando o amor que nos dedicam, está bem?

2 comentários:

neca disse...

rated #1

Nuno disse...

subscrevo inteiramente!
excelente comentario, e excelente timing!


Abraco
http://cudaeuropa.blogspot.com/