6.12.12

Boa estratégia, má estratégia


Este livro não nos propõe novos conceitos ou modelos sobre estratégia. Em compensação, condensa a sabedoria e experiência prática de alguém que leva já uma vida inteira a pensar e a trabalhar em problemas estratégicos de empresas e a ensinar gerações de estudantes a pensar estrategicamente.

A sua mensagem básica é muito simples: conceber estratégias não é mais nem menos do que pensar inteligentemente sobre como tomar as decisões mais apropriadas para o futuro das empresas. Isso implica desde logo abandonar a retórica balofa do corporate-speak que enche não só relatórios de empresas mas também jornais e revistas de negócios.

Para o autor, estratégia é acima de tudo trabalho duro de questionamento, insatisfeito com explicações superficiais, logo ineficazes. É o desenvolvimento de quadros mentais mais exigentes e abrangentes, logo mais susceptíveis de inspirarem manobras ousadas que permitam transformar profunda e duradouramente os equilíbrios competitivos estabelecidos.

De passagem, Rumelt insiste repetidamente nos grandes princípios que distinguem uma boa estratégia: foco, força, surpresa, vantagem, alavancagem, objectivos operacionais e complementaridades, recorrendo a uma instrutiva variedade de situações exemplificativas.

Um excelente e utilíssimo livro, tanto para leitores avançados como para principiantes. Sem dúvida, um dos melhores livros de gestão que li este ano.

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