16.3.04

Pergunta

A enxurrada de comentários ao meu último post demonstra mais uma vez como é complexo este tema da avaliação dos resultados da publicidade.

Quem leu o meu livro -- que, note-se bem, trata só de comunicação de marketing e não de relações públicas -- sabe que eu valorizo muito a avaliação através do impacto sobre as vendas, sempre que isso for exequível. Se não for, sugiro que se procure então ajuizá-la pelos efeitos sobre os comportamentos dos consumidores. Só em último caso deveremos resignar-nos a observar apenas o modo como afecta as percepções e as atitudes.

É claro que, aqui, a palavra chave é «exequível», com a qual quero significar que deve não ser só teoricamente possível mas também praticável.

Já agora, deixo aqui um quebra-cabeças à vossa consideração: como é que se consegue avaliar a contribuição específica de uma campanha publicitária para as vendas de uma dada marca de gasolina, isolando-a de todos os restantes factores ambientais, tais como a conjuntura económica, a influência de condições locais, a sazonalidade, a abertura ou fecho de novos postos, as promoções da concorrência, etc., etc., etc?

Sem comentários: