A Fortune de 29 de Novembro traz um artigo sobre Martin Sorrell, fundador e CEO da WPP. Mais do que o perfil de "sir Martin", uma personagem de que muita gente tem boas razões para não gostar, o artigo é interessante por dar conta de duas tendências de que já há muito se fala, mas que nunca se mostraram com tanta evidência.
A primeira tem a ver com a razão de ser da própria WPP e dos seus rivais, os outros grandes conglomerados de agências e empresas de comunicação. Afinal, e contra todas as evidências, parece que essa razão de ser existe -- pelo menos para clientes como a Samsung (budget: 400 milhões de dólares) ou o HSBC (600 milhões), que em 2004 consultaram o mercado não para escolher uma agência, no sentido tradicional, mas uma "superagência", como a WPP, a Omnicom ou a Interpublic. Sorrell parece ter entendido, mais cedo do que toda a gente, que essa procura pela integração de uma enorme (e à primeira vista disparatada) gama de serviços –- uma super "one-stop-shop" global –- acabaria por existir.
A segunda tendência é o declínio da publicidade pura e dura em favor do "below-the-line" – que, na classificação da revista, inclui "direct mail, estudos de mercado, public relations, eventos e internet marketing". Citando a Fortune: "These services lack the glamour of made-for-TV advertising. But while the traditional business of crafting a 30-second spot sputters along at a 2% to 3% pace, below-the-line sales are growing at twice that rate."
E mais adiante: "The rising cost of TV time—the price of a 30-second Super Bowl spot has doubled to more than $2 million since 1996, despite fewer viewers—is also spurring WPP's below-the-line business. So is a conviction among clients that direct mail, Internet promotions, and other nontraditional approaches are more effective. A decade ago, says American Express chief marketing officer John Hayes, nearly 80% of Amex's ad dollars were spent on TV ads. Today, the tube accounts for about 35% of the company's ad spending. (…) Ogilvy & Mather CEO Shelly Lazarus says this year marks the first time her agency will get more of its revenues from below-the-line work than from creating TV, print, or radio ads. "It's gone faster than we would have thought," she says. "Traditionally, below the line was 20% to 30% of our revenue, and our goal was to make it half by 2007. We were a bit surprised."
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Há 4 anos
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