12.11.04

Média ou mídia?

No domingo, ouvi o Carlos Pinto Coelho dizer na TSF que, sendo media uma palavra latina, deve-se pronunciá-la média, e não mídia, à americana.

Tem razão, mas eu não estou disposto a dar-lha.

Quando eu pronuncio média, corro o risco de as pessoas me entenderem mal, pensando que me refiro ao sentido corrente estatístico de termo médio ou medida central de localização de uma população.

Portanto, como a linguagem serve antes de mais para a gente se entender, eu prefiro escrever media e dizer mídia. Além do mais, esta opção também tem a vantagem de me fazer entender pelos brasileiros, que hoje são, de facto, os donos desta língua inventada há mais de um milénio pelos galegos e de que nós somos fiéis depositários.

3 comentários:

opatrao disse...

De qualquer forma, média é a forma correcta de pronunciar essa palavra.

Domingos Pereira disse...

e como pronunciar medium? também do latim, singular de media

Anónimo disse...

Se até o dicionário traz mídia, não há como negar. Realmente, quem cristaliza o uso é a comunidade linguística. Segundo Patrão, /média/ (notação "sonora")é a forma correta de pronunciar a palavra. Não, não é. Media vem do latim e a pronúncia é /mídia/ mesmo. Se for usar media no texto, deve estar em itálico, pois é um estrangeirismo.