23.1.13

Guidelines para teses de mestrado e doutoramento

Muitas universidades continuam a ser avaras nas orientações que dão aos seus alunos sobre o modo como devem estruturar teses de doutoramento ou de mestrado.

Frequentemente, limitam-se a indicar-lhes as regras que deverão respeitar no que respeita ao número de páginas das dissertações, tipo e tamanho de letra, espaçamento entre linhas, convenções a adoptar nas citações e outras coisas desse género.

Aparentemente, a forma conta mais do que o conteúdo, ou melhor, no que respeita a guidelines, só a forma interessa.

Eu tive porém a felicidade, quando trabalhei na minha tese de doutoramento de descobrir na internet um documento preparado pelo professor australiano Chad Perry para ajudar estudantes e seus supervisores na elaboração de teses de doutoramento ou mestrado na área do marketing.

Uma versão posterior dele foi publicada no Australasian Marketing Journal, vol. 6, no. 1, pp. 63-86. Mais recentemente, em Maio de 2012, o autor procedeu à sua revisão e actualização e disponibilizou-o aqui.

Embora concebida a pensar nos estudantes de marketing, a estrutura proposta é aplicável a teses no campo mais vasto da gestão (e não só). Descarreguem o documento e verão como vos será útil.

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